Newsletter

Autenticação

Marvila * Beato 2015

Congresso Marvila-Beato

Congresso Marvila Beato

 

Cartaz Semana Cultural

alt

Congresso

Ver fotos

Prémios Cidadania 2010

premios

No passado dia 19 de Junho, inserido no Congresso Marvila Beato 2015, foram entregues os Prémios Cidadania 2010, nas categorias Personalidade, Instituição e Empresarial.

Prémio Cidadania - Personalidade:

Com 71 anos de vida em Marvila, já foi chamado de Alemão pelo Pai, devido à sua altura, e de Batata por alguns amigos mais chegados, porquê não sabemos. O Pátio do Pina sabe quem ele é, foi lá que nasceu e cresceu.

Passou por muitas necessidades, começou a trabalhar numa drogaria passada uma semana de sair da escola. Lembra-se com saudade dos únicos sapatos que tinha com sola de borracha de pneu que estragou a sair a correr de um eléctrico.

Aos 14 anos foi trabalhar para uma oficina de gravuras.

A sua 1ª paixão era uma moça do Poço do Bispo, “íamos ao cinema, e tal mas eu era acanhado”.

Cedo se tornou num Homem que gostava de fazer de tudo, tinha a mania que sabia arranjar Televisões, e toda a gente o chamava para ajudar.

premiosPor volta de 1959/60 foi para tesoureiro da Sociedade Musical 3 de Agosto, nessa altura tomava-se conta do bar, dos bailes, da marcha, o trabalho era muito e a dedicação também. Depois fez parte da Direcção desta Sociedade entre os cargos de vice-presidente e Presidente cerca de 13 anos seguidos.

Pelas suas palavras:

“O 3 de Agosto era importante para as pessoas, antigamente tirava-se o Boné e falava-se com respeito. Sempre me deu muito prazer servir a população de Marvila, trabalhei muito mas também aprendi muito.”

Estas são as palavras do Sr. Fernando Paiva, que recebeu o Prémio Cidadania – Personalidade.

Prémio Cidadania – Instituição:

premiosPossui uma história com 64 anos, surgiu da fusão de três grandes nomes: Chelas; Marvilense e Fósforos.

As suas infraestruturas iniciais foram feitas com a mão de obra dos associados.

Apesar da sua actividade principal ser o futebol, já foi campeão nacional de andebol.

É um clube congregador da população marvilense, consegue unir e mobilizar massas sociais como baluarte da zona oriental de Lisboa.

premiosJá teve 7 presenças na 1ª divisão nacional, já foi campeão nacional da 2ª divisão 2 vezes e 3 vezes campeão nacional da 3ª divisão.

É com orgulho que no passado recreativo se deve lembrar o nome da reconhecida cançonetista Helena Tavares com a Revista Regar e Pôr ao Luar, feita por gentes de Marvila.

Bem como se devem recordar nomes de Jogadores Internacionais como Rogério PiPi; Amilcar Fonseca; Costinha; e o falecido António Leitão.

Já no passado se matava a fome de muitas crianças, mas ainda hoje existem crianças a pedir o lanche antes do Jogo ao Domingo.

Com uma massa associativa de cerca de 2000 pessoas, organizaram recentemente uma prova internacional de Triatlo com mais de 500 atletas estrangeiros.

O futuro passa pela organização de uma Maratona intitulada “Caminhos do Oriente” que passará pelas 3 freguesias do Oriente, no início da Primavera de 2011.

Foi com orgulho que o Presidente do Clube Oriental de Lisboa, Sr. José Nabais, subiu ao palco para receber o Prémio Cidadania – Institucional.


Prémio Cidadania – Empresarial:

premiosCom apenas 10 anos de existência nesta Freguesia de Marvila, já ajudou muito as gentes daqui.

Para além de apoiar pontualmente as actividades dos marvilenses, apoia regularmente com géneros alimentares, escolas, cresches, igrejas paroquiais, instituições dedicadas aos sem-abrigo, pessoas com deficiência e até instituições dedicadas aos animais.

Dá trabalho a jovens provenientes de centros de acolhimento e a pessoas com deficiência.

De todos os seus colaboradores, 60% são da zona oriental de Lisboa.

premiosEstá sempre aberto a receber visitas escolares e a promover a aprendizagem e a adaptação dos mais jovens ao mundo do trabalho.

Tem sempre presente a mensagem do Sr. Soares Santos, para sempre que possível ajudar os mais necessitados.

Foi com orgulho que Dr. António Silveira director da loja do Feira Nova, subiu ao palco para receber o Prémio Cidadania – Empresarial.

 

Semana Cultural e Desportiva

 

Especial 4º Congresso Marvila*Beato 2015

Uma semana de actividades desportivas e culturais que animaram a freguesia


A semana que antecedeu a realização do Congresso Marvila*Beato 2015 foi marcada por inúmeros eventos e iniciativas de carácter desportivo e cultural que envolveram grande parte das instituições da zona.

De estreias de peças de teatro a actuações de ballet e arraiais, passando por audições de guitarra clássica, violino e desfiles de moda reciclada, não faltaram momentos de animação e convívio que reuniram os marvilenses e deixaram o mote para aquele que foi o primeiro grande encontro das freguesias de Marvila e do Beato na discussão do futuro da zona Oriental de Lisboa.

Ver Fotos >>>

Videos Voz Activa - Que Visão para Marvila 2015