Marvila e Beato - Freguesias Empreendedoras

V Congresso

O Congresso "Marvila e Beato, freguesias empreendedoras", no dia 17 de Março de 2012 contou com a presença de centenas de pessoas. Mais um congresso realizado em parceria, entre a Junta de Freguesia de Marvila e a Junta de Freguesia do Beato, no ISEL.

O Empreendedorismo foi o tema central deste Congresso e para isso foram convidados oradores como Joana Branco Lopes da AUDAX-ISCTE, que deu ao público a definição de empreendedorismo, "uma atitude que se traduz pelo comportamento do individuo ou equipa que empreende"; João Cotter Salvado, do IES – Instituto de Empreendedorismo Social, mostrou que o empreendedorismo não se prende apenas com o lucro, mas também com atitudes que tenham impacto na sociedade.

Já Ana Elisa Santos, do Instituto de Emprego e Formação Profissional, mostrou que com uma taxa de desemprego a rondar os 800 mil cidadãos "é necessário dotar as pessoas de competências para exercer um papel ativo em todos os sentidos, para que criem a sua própria fonte de rendimento".

Enquanto uns visitavam os stands das diversas empresas e instituições que quiseram fazer parte deste dia, após a atuação dum grupo de crianças da Nuclisol Jean Piaget, Mónica Mateus e Ana Paula Silva apresentaram o Projeto 2T's do programa BIPZIP, realizado em parceria com a Associação de Inter Ajuda de Jovens Eco-Estilistas, que tem como iniciativas o Banco do Tempo, os Ateliês de Reconversão e a Troca de Bens Toma lá, dá cá.

Da freguesia do Beato, Sara Correia, apresentou o Projeto Gerações, "uma resposta social destinada às crianças, jovens e idosos daquela freguesia, com aulas de dança, teatro, corte e costura e trabalhos manuais".

Ainda durante o período da manhã, David Mota da Associação Acredita Portugal, mostrou que a dinamização do Empreendedorismo em Portugal é possível e que "É necessário fomentar uma cultura que liberte o potencial empreendedor dos portugueses".

O fim da manhã e o início da tarde ficaram marcados pela apresentação dos resultados dos inquéritos aplicados à população e empresas das duas freguesias.

Rui Castro Fontes, administrador da Cerealis, no Beato e Isabel Beltrão da AMETIC, de Marvila apresentaram as empresas que estão sob a sua responsabilidade, mostrando que é possível ter um negócio nestas duas freguesias.

Para o fim do dia e já na presença da vereadora da Economia e Inovação da Câmara Municipal de Lisboa, Paulo Carvalho, diretor municipal do mesmo pelouro, abordou os novos desafios para a cidade de Lisboa, nomeadamente na possibilidade de investimento nas duas freguesias organizadoras do Congresso.

João Vasconcelos da Start Up Lisboa, falou sobre esta nova incubadora de empresas na cidade de Lisboa, mostrando que é possível criar novos negócios.

José Vale, do IAPMEI e Maria do Carmo Siqueira do Millennium BCP, mostraram as possibilidades de apoio ao início de pequenos negócios, tanto através de programas específicos como através do Micro Crédito.

Para o fim, Vasco Pedro da Beta-i, apresentou as ferramentas necessárias para o sucesso de um negócio em construção. Seguindo-se a apresentação de um novo projeto de parceria entre as duas Juntas de Freguesia, um Cartão de Fidelização para o Comércio Local, que vai permitir o desenvolvimento do comércio local, promovendo descontos a quem aderir a esta nova iniciativa.

Como aconteceu em anos anteriores e, já com a presença do presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, houve ainda tempo para a entrega dos Prémios Cidadania 2012, atribuídos na categoria de personalidade a Constança Vaz, presidente da Associação Tempo de Mudar, no Bairro dos Lóios e, pela primeira vez, a duas instituições, a ACULMA e o ISEL.

Fotos do Congresso

Fotos do congresso

Cartaz                                        Programa

cartaz A3 C cartaz A3 Programa 4 cartaz 5 congresso

Apresentações:

Download do Folheto do Conguesso

Quer dizer o que pensa sobre a sua freguesia? Preencha o inquérito!

No âmbito da preparação para o Congresso "Marvila e Beato - Freguesias Empreendedoras", agradecemos o vosso contributo no preenchimento e divulgação do inquérito abaixo.

Contamos convosco porque "Marvila é uma responsabilidade de todos"

Inquérito para a População

Se for empresário, representante de alguma empresa, ou um exemplo de empreendedorismo de Marvilatem o inquérito no link abaixo.

Inquérito para Empresas