Newsletter

Autenticação

Desporto

Responsável por este Pelouro

Vitor Morais
Secretário

Vogal
Pelouro: Desporto e Juventude

Atendimento ao público
4.ª feira das 17h30 às 19h30
(Por marcação prévia)

vitor.morais@jf-marvila.pt

O desporto é considerado como um instrumento importante no quotidiano das populações, cuja sua implementação visa o desenvolvimento das capacidades cognitivas, afetivas e físicas de cada individuo.
As autarquias locais têm-se assumido como proporcionadores de desenvolvimento desportivo local e nacional na medida em que o desporto é um fenómeno inerente à vida de cada população.


De acordo com o artigo 6.º da Lei de Bases da Atividade Física e do Desporto (Decreto-Lei 5/2007 de 16 de Janeiro), as autarquias estão incumbidas pela promoção e generalização da atividade física enquanto instrumento essencial para a melhoria da condição de física. Desta forma, a Junta de Freguesia de Marvila procura garantir a oferta da prática desportiva para todos e para todos os níveis socioeconómicos, de aptidão e habilidade motoras, abarcando os benefícios que o desporto promove ao nível da saúde física e mental, garantindo a qualidade de vida através do bem-estar, lazer, recreação e educação, sendo assim possível corresponder às necessidades desportivas da população marvilense.


Além disso, a Junta de Freguesia de Marvila pretende incentivar todas as instituições marvilenses a organizarem atividades regulares ou pontuais abertas ao público a uma população específica sempre que sejam reconhecidos os benefícios previstos no Decreto-Lei a cima mencionado. Assim, através de parcerias, nas quais se destacam a rede de coletividades, são promovidas e dinamizadas atividades desportivas que envolvam a comunidade de forma harmoniosa e integrada.

Assim, ao abrigo do disposto no artigo 79.º da Constituição da República Portuguesa e no artigo 6.º da Lei de Bases da Atividade Física e do Desporto e assente nos pressupostos anterior indicados, a Junta de Freguesia de Marvila propõe-se a desenvolver os seguintes projetos devidamente dotados em Orçamento:

  • Organizar, promover e dinamizar a fase local das Olisipíadas, em parceria com a comunidade, escolas, coletividades, clubes e associações, outras Juntas de Freguesia da Cidade de Lisboa e com a Câmara Municipal de Lisboa;
  • Organizar, promover e dinamizar formação para treinadores e dirigentes desportivos;
  • Organizar, promover e dinamizar formações no âmbito do Suporte Básico de Vida para os agentes desportivos;
  • Organizar e Promover um torneio de Futsal Infantil;
  • Organizar a 3ª edição da Corrida D. Dinis Marvila;
  • Organizar a 2ª Edição da prova de atletismo Marvila Run;
  • Organizar e promover atividades desportivas ao ar livre, que estimulem e motivem a população para a necessidade e importância da prática de atividade física;
  • Criação de um núcleo de Caminhadas no âmbito do Programa Nacional de Marcha e Corrida;
  • Organizar um evento de cicloturismo;
  • Desenvolver um programa de desenvolvimento de Desporto Adaptado;
  • Organizar megaevento de aulas de grupo;
  • Organizar, promover e dinamizar um evento que privilegie a demonstração dos clubes, das modalidades e atletas à comunidade;
  • Organizar um evento que premeie os atletas e os clubes da freguesia;
  • Organizar a 2ª Edição do Marvila Mais Saudável que visa a promoção e dinamização de diversas temáticas na área da Saúde, que visem o combate ao sedentarismo e procurem estimular a população em geral, estilos de vida saudáveis e despertá-la para a necessidade e importância da prática de atividade física;
  • Desenvolver um programa: Acesso ao ginásio de pessoas com baixos rendimentos.
  • Organizar Semana Europeia do Desporto – Uma ou duas atividades por dia 22 a 29 de setembro.
  • Realizar obras de melhoramento dos balneários nos Polidesportivos: Capitães de Abril e Vale Fundão;

O entendimento da prática desportiva como fator de desenvolvimento educativo e social, bem como pilar de um estilo de vida saudável, essencial para a qualidade de vida, saúde e bem-estar, levou a Câmara Municipal de Lisboa a considerar essencial o regresso destes jogos à cidade de Lisboa. No ano de 2014 assinalou-se o regresso dos Jogos Desportivos da Cidade de Lisboa com a designação de Olisipíadas.


Para a Junta de Freguesia de Marvila este programa desportivo é uma prioridade porque em conjunto com a Câmara Municipal de Lisboa e com todas as outras juntas da cidade, é possível oferecer múltiplas atividades desportivas aos jovens marvilenses. O facto de se realizarem fases locais na freguesia ajuda a promover a freguesia e boas práticas organizacionais existentes, garantidas pelos estabelecimentos de ensino e pelos clubes e associações da freguesia. Em 2016, Marvila é premiada por ter obtido o prémio de mérito desportivo conseguido pelo cumprimento de determinados objetivos existentes neste programa desportivo. Para 2017, Marvila pretende reforçar a qualidade das suas organizações e continuar a alargar o número de participações das crianças e clubes.


O papel das autarquias passa pela construção e modernização de infraestruturas desportivas, pela organização de atividades com os clubes, pelo desenvolvimento de atividades desportivas nas escolas e ainda pela implementação de grandes eventos desportivos.


No que diz respeito aos equipamentos desportivos, importa assegurar a continuidade de investimento realizado até aqui de forma a oferecer boas condições de prática desportiva aos marvilenses.

 

Cronograma - Atividades Desportivas 2017 - Ano Civil

 

 

Contacte este Pelouro:

Nome: *
Morada: *
Telefone/Telemóvel:
Endereço de e-mail: *
Mensagem: *
Verificação: