Newsletter

Autenticação

Barbearia Moderna

Conhece a Barbearia Moderna do Sr. Amadeu Monteiro Pereira?

 

O Sr. Amadeu viveu no Concelho de Castro Daire até iniciar o serviço militar obrigatório, até então o jovem Amadeu cortava o cabelo ao seu avô e a outros familiares, longe de saber que este viria a ser o seu oficio até aos dias de hoje.

 

Aos 21 anos de idade o mancebo Amadeu Pereira deu inicio ao seu serviço militar em Lagos, tendo passado este período como barbeiro do exército. Fala com saudade dos camaradas da tropa, principalmente dos cozinheiros sempre prontos para lhe matar a fome, mesmo fora de horas.

 

O Sr. Amadeu tinha de cortar os cabelos a todos os que se sentassem na sua cadeira, mas a barba fazia por vontade própria, sendo muitas vezes compensado com um petisco.

 

Tem pena de ter perdido o rasto a estes amigos, mas a vida tem de continuar. Depois do serviço militar veio para Marvila, e já está na Barbearia Moderna há 46 anos.

 

Além do serviço da Barbearia, aproveitava as horas do almoço e depois o horário de funcionamento do estabelecimento para visitar os clientes, fazendo o serviço onde fosse possível, por vezes na rua debaixo de um guarda-chuva, outras no conforto de alguma casa.

Podemos dizer que nos tempos livres o Sr. Amadeu aproveitava para trabalhar mais um pouco, para chegar ao maior número possível de clientes.

A Barbearia Moderna chegou a ter dois Barbeiros, nomeadamente o Sr. Belarmino Roque que já partiu há mais de 23 anos, nessa altura os clientes tinham de esperar, principalmente aos sábados de manhã.

 

O Sr. Amadeu continua a fazer o seu horário, com 70 anos de vida e uma vontade imensa de continuar o seu caminho. Ao contrário do passado, agora é ele que espera pelos clientes.

 

Questiona-se das razões que levaram as autoridades competentes a fazer uma passagem apenas para pedestres, entre a Rua de Marvila e a Rua Direita de Marvila, o Sr. Amadeu não compreende porque não conseguiram fazer um acesso mais largo que mantivesse o transito automóvel.

 

Sempre bem disposto e pronto para trabalhar o Barbeiro da Rua Direita de Marvila troca o seu trabalho por 6€, sabe que muitos não conseguem pagar mais.